Inventário e Partilha de Bens em Cartório

http://www.claudiagrabois.jur.adv.br

O inventário e a partilha de bens podem ser feitos pela via extrajudicial, no Rio de Janeiro e em outras capitais, com ou sem testamento.

No Rio de Janeiro, em conformidade com o Provimento 21/2017 da Corregedoria Geral de Justiça fluminense, o processo pode ser realizado no cartório, por meio de escritura pública, desde que haja consenso entre as partes e sejam os herdeiros maiores de 18 anos e capazes, de acordo o conceito de capacidade legal do ordenamento jurídico.
A decisão sobre a validade do testamento, para posterior execução, cabe ao Juízo da Vara de Órfãos e Sucessões.

Mesmo que o inventário sem testamento possa ser realizado com maior celeridade em cartório, se as partes cumprirem os requisitos legais, frisa-se, testamento não é óbice para inventário e partilha de bens extrajudicial.

O prazo para a abertura do inventário é de 60 dias, a contar da data do óbito(abertura da sucessão).

No caso, o Inventário administrativo ou extrajudicial, previsto §1º e §2º do artigo 610 do CPC/2015 é a melhor alternativa para os interessados herdeiros. Consenso é essencial, além de requisito para que possa ser realizado em cartório.

O inventário extrajudicial não é forma obrigatória e, sim, facultativa. Como no inventário judicial.

Por fim, o inventário extrajudicial simplificou a divisão de bens aos herdeiros pós-morte, por permitir aos herdeiros capazes e concordantes a resolução célere, em momento que se encontram em situação de sofrimento.

Frisa-se, inventário judicial pode ser convertido em extrajudicial, em caso de concordância sobre os termos da partilha durante o processo, desde que os herdeiros sejam maiores e capazes.

Seja o inventário judicial ou administrativo – extrajudicial, é indispensável a orientação, participação e presença de advogado.

advocacia #advogado #advogada #inventario #partilha #judicial #extrajudicial #consultoria #jurídico #direito

Publicado por Grabois Law Office Brazil

Advogada - membro da Sociedade Internacional de Direito de Família - International Society of Family Law (ISFL), associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família e presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência (IBDFAM), ao Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP), à Associação Brasileira de Direito à Educação (ABRADE) e à Associação Internacional de Advogados e Juristas Judeus - International Association of Jewish Lawyers and Jurists (IAJLJ) . Advogada - Attorney at Law - Avocat Family Law and Laws of Succession, Private international Law, Hague Convention, Business Law, Real Estate Law, Education Law. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil(OABRJ) www.claudiagrabois.jur.adv.br grabois.adv@gmail.com +55 (21) 21731168 (21) 994203816 (21) 980857321 https://www.facebook.com/ClaudiaGraboisAdvocaciaConsultoria Skype: Claudia Grabois Escritorios: Barra da Tijuca e Centro - Rio de Janeiro / Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: